Comunicação

Communication

 

Geralmente, os responsáveis pela instalação, manutenção e reparação de sistemas automáticos não necessitam de um conhecimento profundo de programação (se não estiver de acordo com as suas tarefas específicas). Por esta razão, os usuários de sistemas de gerenciamento remoto precisam de programas que possuam flexibilidade e um elevado desempenho e custos acessíveis e que sejam fáceis de programar, oferecendo uma autonomia completa mesmo aos usuários que não são especialistas em TI.

Nas evoluções que os sistemas de supervisão e os sistemas de Gestão de edifícios têm sofrido nos últimos anos, a utilização de software de aplicação baseado em uma interface gráfica foi visto como o maior desenvolvimento.
Na verdade, enquanto no passado a interface gráfica interagia com os sistemas apenas para apresentar e controlar os periféricos, outras funções complementares foram adicionadas à última geração de software de supervisão, permitindo o gerenciamento completo do sistema através da interface gráfica, baseado nas interações entre o último e todo o software restante que compõe o sistema.
O software desenvolveu-se em um curto período de tempo a partir da utilização de linguagens estruturadas e sequenciais para linguagens orientadas a objeto, isto é, baseadas na utilização de objetos gráficos..

Um objeto gráfico é um elemento complexo composto de um conjunto de símbolos gráficos que combinam e fornecem ao usuário uma série de funções e valores de uma forma estruturada e segura, escondendo ao mesmo tempo do usuário as propriedades individuais e os métodos de gerenciamento.
Consequentemente, cada objeto inclui uma série de métodos e propriedades que são utilizados para representar e gerenciar a informações de acordo com o objeto físico com que está associado. A utilização de objetos gráficos envolve benefícios consideráveis, já que podem ser utilizados pelas pessoas sem um conhecimento detalhado do processo para personalizar o sistema. Além disso, uma interface esteticamente agradável e funcional reduz o número de erros de associação e simplifica a interação com as outras aplicações.