Linguagens de Comunicação

Communication languages

 

A comunicação entre os dispositivos monitorados e os sistemas que recolhem e analisam os dados necessita de uma linguagem comum, isto é, um conjunto de regras e comandos reconhecidos por ambos os lados. Esta linguagem é denominada protocolo de comunicação.
Existe um número de diferentes protocolos: alguns são proprietários, isto é, desenvolvidos por uma única empresa ou organização para a comunicação para seus próprios dispositivos enquanto outros definidos como norma, mesmo que ainda não estejam estabelecidos universalmente, permitem a comunicação entre dispositivos feitos por fabricantes diversos.
Para garantir que os dispositivos descritos em ambos os casos possam comunicar uns com os outros, é necessário dispor de um dispositivo hardware denominado gateway. Este traduz um dos dois protocolos utilizados para que seja compatível e que possa ser interpretado pelo outro.

LonWorks
Com milhões de dispositivos instalados por todo o mundo, o sistema LonWorks, desenvolvido pela Echelon é uma das soluções dominantes na automação e controle de mercados industriais, escritórios, setor doméstico e de transporte.

 

Modbus
Introduzido na década de 70, o protocolo Modbus tornou-se uma das linguagens mais utilizadas em BMS (Building Management Systems).

BACnet
Este é o protocolo desenvolvido em 1995 pela ASHRAE (America Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers) como linguagem oficial da organização.

 

TCP/IP
São os protocolos de comunicação utilizados para a comunicação através da Internet.
O TCP (Transmission Control Protocol) divide e sucessivamente reagrupa cada parte das informações e mensagens em elementos (denominados pacotes), e o IP (Internet Protocol) certifica-se que os pacotes cheguem ao correto destino.
O TCP/IP é utilizado porque a internet é uma rede de comutação de pacotes: já que não existe uma conexão contínua entre o emissor e o receptor, a informação, quando enviada, é dividida em um número de pacotes que são enviados através de vários percursos e depois reagrupados do lado do receptor.