LEAN, uma filosofia impulsionadora de crescimento

LEAN, a philosophy driving growth

 

A CAREL adotou a filosofia lean, um conceito baseado no melhoramento contínuo com o objetivo de aumentar o valor para os clientes e reduzir o desperdício. A CAREL interpreta o lean não como um projeto com data de início e fim mas como uma filosofia que permeia todas as suas atividades. Não está focalizada apenas em ferramentas ou projetos individuais. É um método que envolve pessoas, tornando-as centro dos melhoramentos de atividades. É um modus operandi concebido para atender a necessidade de melhorar constantemente as mais simples ações e aperfeiçoar o nosso trabalho em pequenos passos, dia após dia (Kaizen)
 
A nossa abordagem ao lean iniciou em 2007 e desde então o modelo foi ampliado para cobrir todos os nossos locais de produção. É um processo em evolução que também está abrangendo outros contextos no núcleo da empresa que, na verdade, é uma abordagem que pode ser adaptada a todas as áreas da empresa.
Para a CAREL, um fator de sucesso crítico é a inovação de produtos: 20% dos empregados da CAREL são trabalhadores que possuem conhecimento no processo de desenvolvimento de novos produtos (P&D). Por esta razão, a transformação lean começou ao nível de escritório com o objetivo de melhorar o desempenho de novos produtos.
 
Ao invés de forçar os empregados em um modelo de eficiência projetado por especialistas, a CAREL escolheu acompanhar o seu pessoal ao longo do seu desenvolvimento, começando por baixo e estimulando os empregados a crescer dentro do processo. O resultado mensurável é o dinamismo. A tendência para mudar é o que foi despertado nas pessoas. "O resultado real", afirmou Alfredo Ingenito, Qualidade das Operações & Melhoramento do Processo, "Não é a proposta de novas ideias. É a tendência para mudar. A capacidade de pensar criticamente e imaginar continuamente novas soluções. Se as pessoas tiverem as ferramentas certas, aptidões e tempo suficiente, elas conseguem gerar de forma independentes ideias bem-sucedidas". 

Envolvimento ascendente

Isto acontece porque, por exemplo, as linhas de produção param por duas horas por semana em todos os locais de produção do grupo para permitir que todos os operadores concluam nossas atividades do melhoramento contínuo; envolvendo as pessoas que trabalham nas linhas de produção todos os dias, podemos aumentar a eficiência e eficácia das atividades de melhoramento e aumentar o sentido de participação e pertinência. 
O mesmo conceito é aplicado na nova área de desenvolvimento de produto (P&D). Cada empregado possui quatro horas disponíveis todas as semanas para melhorar a forma como trabalham, fornecendo, testando e partilhando práticas, conhecimento e melhores práticas.
É um processo muito mais lento que simplesmente a imposição de um modelo. Contudo possui uma grande vantagem de tornar as pessoas autônomas e conscientes e, acima de tudo garantir a sustentabilidade das atividades adotadas ao longo do tempo. Além disso, o melhoramento é próprio não é utilizável pelas partes externas. Pertence à CAREL e às pessoas que o conceberam.
 

 
Bottom-up involvement

Os resultados do Lean

Esta filosofia trouxe resultados surpreendentes. Estima-se que por cada hora investida no melhoramento contínuo em produção, são salvas três em ciclos. Além disso, os defeitos de produção diminuíram 59%, os lucros do volume de negócios por metro quadrado aumentaram 47%, os níveis de serviços subiram 9% e os números de defeitos foi diminuído na metade.

O tempo de desenvolvimento do projeto P&D foi reduzido em 20%, o nível de qualidade do produto em saída foi aumentado, assim como o nível de envolvimento e motivação do pessoal. Estes resultados foram conseguidos aplicando uma nova matriz de organização (organização de dois chefes) e equipes compactas, multifucionais que trabalham em um projeto de cada vez (conceito de fluxo de uma peça).
 
Estas são as razões pelas quais a CAREL é considerada um ponto de referência pelos acadêmicos no que diz respeito à filosofia lean. Universidades, escolas de negócios e cursos de mestrado todos utilizam a CAREL para treinar os seus alunos (resultando em publicações científicas, referências em livros e diversas teses). Também conduzimos e recebemos muitos pedidos para mais informações de dissertações de pesquisa individuais ou para partilhar experiências com outras empresas.

kaizen, continuous improvement

 

O que é o modelo lean?
 

O termo lean foi aplicado pela primeira vez em 1980 por acadêmicos dos EUA para a produção de métodos que haviam observado nas plantas da Toyota no Japão.
Os objetivos da transformação lean são:

  • Obter processos mais racionais e ordenados que suportam o crescimento trabalhando menos e melhor
  • Ganhar uma vantagem competitiva ao atingir desempenhos mais elevados em termos de resultados e funcionamento.

Estes resultados são obtidos aplicando continuamente, em todos os contextos, os cinco princípios fundamentais em uma organização lean que são:
1. Identificar clientes e especificar o valor;
2. Eliminar o desperdício (muda);
3. Criar fluxo, adotando ciclos curtos (uma coisa de cada vez, início e fim);
4. Responder ao influência do cliente; 
5. Melhorar continuamente ao buscar a perfeição (kaizen).