Diferença entre Monitoração, Gerenciamento Remoto e Supervisão

Difference between monitoring, remote management and supervision

 

O projeto e a instalação de um sistema de controle eletrônico devem incluir tempos e métodos para verificação do próprio sistema para que ações possam ser realizadas em qualquer altura para modificar parar ou reinicializar o gerenciamento "físico" das unidades.
Os sistemas de controle eletrônico representam um passo importante em tecnologia moderna, devido ao elevado grau de complexidade que introduziram no gerenciamento dos processos industriais.
Além disso, dado o número muito grande de variáveis controladas e gerenciadas, os controladores eletrônicos também permitiram melhoramentos em termos do processamento e dos tempos de produção, resultando não apenas em economia de custos mas também na possibilidade de introduzir novas inovações.

Monitoração
Um sistema de monitoração possui um dispositivo de hardware e um programa de software desenvolvido de propósito para monitorar uma série de parâmetros e de valores importantes para o funcionamento de todo o sistema e do estado de funcionamento. Neste caso, o estado do sistema a ser monitorado pode apenas ser verificado: o software não pode ser utilizado para modificar ou configurar qualquer valor.
Um sistema de monitoração é mais vantajoso quando associado com um sistema de alarme de sinalização. Neste caso, os valores são comparados contra uma série de valores pré-configurados ou valores ideias ou contra um intervalo de valores entre os quais os parâmetros monitorados devem permanecer. Se os valores lidos não coincidirem com os parâmetros pré-configurados, o sistema de alarme sinaliza uma falha, permitindo ao usuário reagir para restaurar as condições ideais de funcionamento.

Gerenciamento remoto
Uma característica que permite uma otimização ainda maior dos custos de funcionamento e dos tempos é a possibilidade de acesso remoto ao sistema de monitoração. Do centro de controle remoto, o usuário pode configurar os parâmetros de controle do sistema, como os tempos de funcionamento, pontos de configuração e limites de alarmes, diretamente nos painéis de visor.
O gerenciamento centralizado de sistemas que pode ser instalada mesmo a grandes distâncias, simplifica as operações de resolução de problemas, já que as ações podem ser realizadas em tempo real.
Esta tecnologia é mais vantajosa quando é utilizada para ligar uma série de instalações de pequenas e médias dimensões em diferentes locais à mesma rede.

Supervisão
Sistemas de controles mais complexos e evoluídos podem também fornecer para que o próprio sistema tome decisões, quando determinadas situações surgem para garantir o funcionamento correto, resolver problemas e otimizar o consumo energético.
Estes sistemas são baseados no conceito de supervisão podem ser definidos como "inteligentes", já que são programados para gerenciar um grande número de combinações de dados e variações.