O humiSonic para a indústria de papéis.
Os processos de fabricação, armazenamento e impressão de papel são afetados por variações no teor de água relacionadas à umidade ambiental.
Como sabemos, o papel é feito de celulose, isto é, de fibras vegetais que são intrinsecamente higroscópicas. O teor de água do papel atinge o equilíbrio em condições que dependem da temperatura e da umidade relativa da sala. Por exemplo, a uma temperatura de 20 ° C pode haver um teor de água de 6% em peso com uma umidade de 40%. Esse teor pode atingir 7% para uma umidade relativa de 60% e mesmo 10% para uma umidade relativa de 80%.
A variação no teor de água provoca alterações dimensionais, em que a folha de papel se contrai quando o teor de água diminui, e se expande quando o teor de água aumenta. Especificamente, a variação no comprimento da fibra vegetal pode flutuar entre 0,1% e 0,2% com uma variação de 10% na humidade. Em uma folha A4 isso significa uma diferença de cerca de meio milímetro: ao trabalhar com as folhas típicas de 16 páginas usadas pelas impressoras a diferença pode exceder 2 mm.
Esse fenómeno, por si só, é negativo, como por exemplo afeta a correção de todas as operações de corte e impressão, não necessariamente ocorre uniformemente. *
Tabela- Valores de temperatura e umidade recomendados para diferentes tipos de processamento de papel
* "Air humidification" by R. Lazzarin and L.Nalini
Principais benefícios
Cargas eletrostáticas |
Qualidade de impressão |
Saúde ocupacional |
Para limitar as cargas elétricas que podem danificar os componentes eletrônicos |
Controlar umidade em processos de impressão evita deformação e desalinhamento devido a variações nas dimensões e otimiza a absorção de tinta |
Manter o nível de umidade correta em ambientes de trabalho aumenta o conforto do trabalhador e reduz a proliferação de vírus e bactérias. |
humiSonic direct
O humiSonic direct é a nova solução para umidificação direta de salas que exploram a tecnologia inovadora do ultrassônica
O humiSonic direct incorpora, em apenas uma solução compacta, todos os componentes necessários para a operação, tornando-o a melhor proposta no mercado em termos de flexibilidade e facilidade de instalação, tanto para novos sistemas quanto para a adaptação de edifícios existentes.
A tecnologia de ultrassônica da CAREL minimiza o consumo de energia, ao mesmo tempo em que reduz a manutenção, graças à extraordinária vida útil dos transdutores piezoelétricos (até 10.000 h). Além disso, a higiene é garantida pelo uso de componentes de aço inoxidável e ciclos de lavagem e enchimento automáticos.
Com a compatibilidade do protocolo Modbus disponível como padrão, o humiSonic direct pode se comunicar com qualquer sistema de controle, integrando-se facilmente com o resto da instalação.