O que é Refrigeração ?
A refrigeração industrial e a refrigeração de ar são baseadas no mesmo mecanismo: um fluido, geralmente água ou ar, refrigerado por evaporação de outro fluido, denominado refrigerante. O circuito refrigerante, composto por compressor, evaporador, condensador e dispositivo de expansão, é uma parte integral de ambos os sistemas. Porém, existem diferenças substanciais entre os sistemas de refrigeração e de refrigeração de ar como, por exemplo, os componentes, métodos de projeto, estruturas comerciais ou industriais onde são instalados e seu funcionamento, justificando a existência de dois setores de mercado distintos.
A refrigeração é o processo que envolve, de forma geral, a redução da temperatura de fluidos ou corpos. É especificamente utilizada para armazenamento temporário ou bens perecíveis, em temperaturas até -60 °C.
A refrigeração é uma das aplicações mais importantes na indústria alimentar, já que retarda o crescimento de bactérias no alimento, preserva as propriedades organolépticas e aumenta o tempo do prazo de validade.
Os aparelhos principais utilizados na refrigeração comercial e industrial para a preservação de produtos alimentares são:
- Câmaras frigoríficas;
- Vitrines de supermercados;
- Vitrines em pastelarias, bar, sorveterias, etc.;
- Frigoríficos utilizados em cozinhas industriais, incluindo salas de maturação e retardadores;
- Frigoríficos para produtos farmacêuticos;
- Blast chillers.
Diferem principalmente em relação à aparência, em função da necessidade ou não de manter o produto visível aos clientes e em termos de vários aspectos fundamentais como a conformidade com normas e o desempenho de refrigeração necessária; esta última pode, por exemplo, envolver capacidades de refrigeração mais elevadas em períodos de tempo limitados nas câmaras frigoríficas.
A maior parte dos produtos alimentares que devem ser preservados em temperaturas acima de 0°C., de forma geral, são queijos maturados, bebidas, (cerveja, vinho, suco de fruta, refrigerantes), carnes frias ou produtos de delicatessen.
Carne, peixe, fruta, vegetais e produtos lácteos frescos são armazenados aproximadamente em 0°C.
As temperaturas negativas até -25°C são utilizadas para preservar, de forma geral, sorvetes e outros alimentos congelados e ultracongelados como, por exemplo, peixe ou vegetais, para aumentar o seu prazo de validade.
Para o funcionamento dos sistemas de refrigeração e de circuitos refrigerantes, consulte "RESFRIANDO ".